terça-feira, 9 de dezembro de 2008

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

UMA PALESTRA PODE E MUDA CONCEITOS

Desde os primórdios das civilizações organizadas que o homem, na busca incessante por sua pedra filosofal, utiliza-se da observação, estudo e experiências cotidianas para a obtenção de respostas aos seus questionamentos.
Dois dos mecanismos que têm-se mostrado mais eficientes são a arte e a cultura.
Através destas práticas o homem introspecta-se e coloca-se em contemplação e integração com a natureza, este grande palco de aprendizagem gratuita, que por muitas vezes renegamos e que possibilita-nos uma infinidade de interpretações que nos impulsionam a novas descobertas , tanto no campo científico, como nos da sociologia, antropologia e tantos outros.
A medida em que a sociedade se torna mais competitiva , que cooperativa, estas experiências individuais ( com reflexos coletivos ), tornam-se comprometidas, pois não percebemos que tudo aquilo que fazemos sozinhos fica mais enriquecedor e construtivo, quando realizado em equipe.
Muitos de nossos experimentos - mesmo que em estágio embrionário - precisam , em dado momento, de parceria, para que as nossas incursões possam ser validadas, ainda, em seu nascedouro, antes de uma propagação e interação de maiores consequências.
Como a arte e a cultura são inerentes ao ser humano, deveríamos nos desenvolver nestas bases e solidificá-las no complemento deste tripé, que é o humanismo e assim produzirmos uma quantidade de benefícios cada vez maiores e com a qualidade dos sentimentos mais nobres desta categoria a qual pertencemos , que são os terráqueos.
Desta forma, poderíamos, além da extensão de nossas vidas físicas, ampliar as perspectivas de qualidade de nossas saúdes mentais e psíquicas.

PENSE NISTO E DÊ SUA CONTRIBUIÇÃO EFETIVA !

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

PALESTRA : AEROMODELISMO - princípios em nosso dia-a-dia










Quem já não ouviu falar de AEROMODELISMO ?

Desde os tempos remotos dos anos sessenta a velha e conhecida HOBBYLANDIA, até hoje no edifício Av. Central, que já teve, também, loja em COPACABANA (ambas no Rio de Janeiro), até os nossos dias, com outras lojas até virtuais, o aeromodelismo encanta-nos com seus modelos e tecnologias que nos permitem voar e realizar manobras incríveis e dar asas, literalmente, às nossas maiores idéias e vôos de liberdade.


Mas será que é só isto que acontece? Posso garantir, que não!!!



É apaixonante e fascinante esta modalidade de entretenimento, que além de alta tecnologia desenvolvida durante todos estes anos torna-se uma excelente referência de observação de como agimos em nossas vidas.


Comprar um KIT para montar totalmente ( o que nos possibilita saber o que está por dentro daquela pequena aeronave em modelo ) , quando realizamos os vôos, ou quase pronto para voar (os chamados ARF), ou um pronto para voar (os chamados RTF) podem ser os primeiros passos para uma viagem bastante interessante ao nosso autoconhecimento.

-Mas como?
-Você poderia questionar.

Não é o simples fato de montar ou só encaixar algumas partes ou peças destas maravilhas, que faz deste hobby um fim em si mesmo.

Existem vários aspectos que ocorrem durante o momento em que decidimos praticá-lo.

Desde o modelo, o tipo e como iremos entrar para esta prática passamos , inconscientemente, ou não, por diversos aspectos de nossa mente, sobre como levamos nossa vida profissional ou, até mesmo, pessoal.

Em uma palestra bastante agradável e lúdica, indicada para executivos, universitários, estrategistas e tantos outros, desperta-se o que pode estar por detrás, às vezes de um simples hobby, que , com certeza, não é só coisa para quem tem muito dinheiro.

Aspectos, como decisões em situações limítrofes podem ser experimentadas, ocasionalmente, nesta prática. Atitudes preventivas e de segurança, que podem nos manter atentos em nosso dia-a-dia, evitando ALZHEIMER, explorando mais e mantendo mais ativos nossos neurônios. Isto intensifica e melhora nossos reflexos!

Tenho percebido grandes oportunidades de estudos de comportamento neste campo, além de perceber pessoas de idade avançada, com uma mente jovial e bastante ativa.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

UMA ABORDAGEM HUMANISTA DE VIDA

Estamos vivendo neste mundo moderno e extremamente competitivo, em que muitas vezes há sentimentos de uma sensação de que a carreira profissional e a vida pessoal estão repletas de fracassos!

Mas isto não é bem verdade, a medida em que observamo-nos de dentro para fora, e com espírito de empreendedorismo e estudioso de si mesmo, observaremos com mais acuidade, em que estamos nos repetindo em atos que nos levam , tão sistematicamente ao fracasso.

Uma das primeiras atitudes é a de nos percebermos através de nós mesmos, e não, tão somente, através do que os outros pensam de nós.

As primeiras informações sobre nós vem de nossos pais, e nem sempre serão elas que , verdadeiramente, nortearão neste caminho repleto das mais inusitadas experiências, com seus respectivos resultados.

A partir do momento em que somos estimulados a nos conhecermos as coisas começam a ficar, pelo menos, mais claras, embora, nem sempre, mais fáceis.

Navegar em um rumo nosso com o mapa de navegação dos outros, certamente, nos levará a aportar em outro cais, que não aquele reservado por nossa própria rota traçada.

Em nossas palestras, de temas variados, mas ao redor do CONHEÇA-TE A TI MESMO E CONHECERÁS... fazemos apresentações que buscam o despertar este espírito de busca a si mesmo, com criatividade, profissionalismo, insigth, buscando o motivacional, com um pouco de filosofia prática, onde poderemos observar , melhor, nosso comportamento, a nosa qualidade de vida e os nossos relacionamentos interpessoais.

Onde está a percepção de nossos comportamentos repetitivos ?
Influenciamos mais , ou somos mais influenciados ?

Em cada tema buscamos mergulhar em nós mesmos e em nossa compreensão do universo do outro.

Um grande estrategista chines, há mais de três mil anos atrás disse-nos, que se conhecemos a nós, aos outros e ao ambiente em que vivemos temos muito mais chances de nos sairmos vitoriosos, sem prejudicar o outro, acrescento aqui.

Com este vídeo dou-lhes as boas vindas para este fantástico mundo do autoconhecimento.


http://www.youtube.com/watch?v=sZBqq9-qoQI

PALESTRA : REATIVIDADE X PROATIVIDADE



Nos dias de hoje, com esta conturbação em todos os setores da sociedade mundial, típicas em uma era de transições, somos exigidos, a cada momento, nos desafios que surgem a cada segundo.

Isto, por vezes , nos dá sensações de frustrações profundas, por vermos os nossos planejamentos não se tornarem realizações , como pensávamos que iria ocorrer.

Mas, em muitos dos casos, o que ocorre é que nos deixamos tornar seres reativos, ou seja, a mercê das influências mais externas. Consequentemente, nos tornamos pessoas, cujos resultados está extremamente dependente das circunstâncias geradas pelas pessoas ao nosso redor.

Embora dependamos das pessoas para continuidade de nossos planos, precisamos desenvolvê-los de uma forma próativa, pois, quanto mais deixarmos que as nossas ações sofram as influências do ambiente externo, mais estaremos permitindo que estas realizações ( profissionais e pessoais ) sejam direcionadas por situações e pessoas cujos objetivos, nem sempre, irão confluir para os nossos.

Neste sentido, é de vital importância que nos conheçamos o mais profundamente possível, a fim de que possamos conhecermo-nos melhor e percebermos , intimamente, nossas características mais profundas, nossas maiores afinidades, potencialidades e dificuldades.

Com toda esta volúpia consumista e imediatista em que nos envolvemos, onde tudo fica efêmero, precisamos notar que as coisas, de uma forma geral, têm seu tempo em cada uma de suas fases, e, em nada, mudaremos tais circunstâncias, pois o rio continua correndo da nascente para a foz e a piracema continua acontecendo em seu tempo certo.

Pensar e agir, somente, em situações oportunistas, terá, como consequência natural, resultados e desdobramentos com tais características. A natureza é sábia e o homem deixou de aprender com ela pensando em criar o seu próprio sistema e com isto acaba perdendo a referência de onde nasceu. O PLANETA TERRA!!!

Reparemos que por mais que tentemos mudar as coisas do PLANETA ele acaba por nos mostrar , de formas às vezes duras e imediatas o quanto estamos transgredindo sem respeito às leis que regem este ambiente social e natural.

Precisamos desacelerar, para vivermos mais e melhor. E isto começa lá nos primórdios da escola até o final de nossos tempos, por aqui.